21 jan Vive em harmonia
Em harmonia com a tua mente…
Viver em harmonia com a sua mente é o objetivo de todas as PAS… acalmar esse cérebro em actividade permante e canalizar os pensamentos e essa abundância intelectual.
Aqui ficam algumas dicas para te ajudar:
1 – Conhece-te melhor
Para tirar o máximo partido da tua inteligência, analisa os momentos em que és mais produtivo. Se trabalhar de manhã te estimula, utiliza melhor essas horas e reserva a noite para actividades repousantes. Tenta não manter o mesmo ritmo infernal o dia inteiro… é altamente cansativo e prejudicial para ti! Faz disto uma regra para disciplinar essa mente em ebulição.
2 – Aceita-te a ti próprio
Certamente tens a noção clara que o teu cérebro está sempre em hiper-vigilância, isso não é uma patologia e portanto não tem cura… aceita essa tua caracteristica. Não existe um botão “ON/OFF” automático que possas utlizar.
3 – Abranda um pouco o teu ritmo
As tuas ideias fluem e por vezes parecem escapar-te? Por isso tentas desesperadamente de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e de analisar tudo… Não sejas demasiado exigente contigo mesmo.
A tua lista de tarefas acaba por ser tão longa que te sentes culpado por não poder fazer tudo. Abranda essa máquina infernal que te pode levar ao esgotamento e aceita fazeres muito menos coisas por dia.
4 – Meditar e respirar
A meditação e a respiração são as melhores formas de acalmar os teus pensamentos incessantes. Tem o hábito de limpares a tua mente e concentrares-te na tua respiração durante pelo menos 15 minutos por dia. Isto vai permitir afastar o caos da tua cabeça e “por magia” pôr as ideias em ordem.
5 – Faz pausas frequentes
Para recuperar de um esforço fisico pesado, o nosso corpo precisa de descanso. O mesmo se aplica à nossa mente. É essencial fazer pausas frequentes e colocar todas as tuas obrigações em “pausa” de vez em quando. Abrandar os teus pensamentos significa também autorizares-te a não fazer nada durante algm tempo. De facto, não há nada melhor do que um passeio sem um destino específico para arejar e revigorar a tua mente…
Outras dicas eficazes, observar a natureza, ler um bom livro, fazer jardinagem, fazer desporto (ex. caminhadas)…
Paulo Ferreira
No Comments