13 jan Emoções positivas e negativas
As emoções desagradáveis são tão úteis como as agradáveis… Permitem-nos aprender sobre as nossas necessidades frustradas a fim de poder responder de forma dequada. Se matarmos o mensageiro, evitamos o desconforto emocional a muito curto prazo, mas privamo-nos da informação essencial para cuidar activamente das nossas necessidades. Desligar o alarme de incêndio não apaga o fogo, simplesmente permite-nos ser menos incomodados pelo barulho.
No entanto, se sentirmos as emoções desagradáveis com demasiada frequência, a diversidade do nosso repertório de reacções tende a diminuir e reagimos de uma forma mais estereotipada. Por outro lado, as emoções agradáveis tendem a abrir a nossa atenção e comportamento, permitindo-nos investir energia no exterior para construir os nossos recursos duráveis.
Quando estamos alegres ou curiosos, abrimo-nos mais facilmente, alcançamos mais os outros e corremos o risco de sair mais da nossa zona de conforto.
É por isso que aprender a cultivar as nossas emoções agradáveis (alegria, gratidão, amor, interesse…) é uma habilidade útil para uma melhor flexibilidade psicológica, desde que não seja investida como estratégia para evitar ou reprimir emoções desagradáveis.
Sê positivo…
Paulo Ferreira
No Comments