Auto-estima

Auto-estima

Eu penso que a auto-estima ainda é um assunto tabu e que a maior parte das pessoas não gosta de falar sobre isso. É pena, pois uma boa auto-estima pode ser a chave da felicidade.
Muitas vezes encontramos uma baixa auto-estima nas pessoas altamante sensíveis… que representam cerca de 20% da população geral.
Como pessoas sensíveis, nós ressentimos emoções, sensações e intuições que os outros não sentem… um pequeno “nada” pode-nos deitar mesmo a baixo, mas por outro lado, a nossa capacidade de nos maravilharmos é também enorme… passamos rapidamente de um extremo ao outro…
Como certos ambientes nos provocam uma hiper-estimulação, o nosso sistema nervoso é sobre-activado em permanência e a nossa energia é consumida num piscar de olhos e isto pode levar-nos a um bloqueio das nossas capacidades de expressão e de compreensão do ambiente.
À força de nos sentirmos diferentes, nós escondemos quem verdadeiramente somos e assim vamos “vestindo uma capa” para nos adaptarmos ao nosso ambiente pessoal e profissional. Mas esta sobre-adaptação permante deixa marcas e sofrimento e a nossa auto-estima começa a perder-se com aquela sensação de que “sermos nós mesmos não é aceitável”.
A boa notícia é que auto-estima baixa não é uma fatalidade e soluções existem…
Afaste-se das pessoas tóxicas que não lhe fazem bem e faça-se acompanhar de pessoas positivas e otimistas que verdadeiramente você goste e que gostem de si…
Lembre-se que para ter uma boa auto-estima tem que aceitar a pessoa que você é com todas as qualidade e defeitos e sobretudo viver sempre alinhado com os valores em que verdadeiramente acredita… ser congruente consigo mesmo !
Paulo Ferreira
1 Comentário
  • Maria Judite Berkemeier
    Postado em 18:30h, 08 maio Responder

    Eu aceito-me mas tenho dificuldade em encontrar quem me aceite.
    Existe alguma comunidade de PAS que eu possa frequentar?
    Obrigada!

Deixe um comentário

Open chat